terça-feira, 17 de outubro de 2017

Disparo remoto

O que é e para que serve?

Disparador remoto - Foto: Internet

    O disparo remoto é muito importante para fotografias de longa exposição ou para fotografias usando um zoom alto onde sua lente não tem estabilizador de imagem. Também serve para auto retratos. Para fazer certos tipos de fotografia você sentirá falta desse instrumento, mas deve-se lembrar que você precisará de um tripé (sempre! O tripé é um acessório fundamental para fotografias ao ar livre).
f/8 - 61s  -  Foto: Roberto Bessa


     Primeira função do disparador que vou comentar aqui é para fotos em baixa velocidade, ou seja, para fazer aquele efeito de véu da noiva em cachoeiras, ou fazer o efeito de movimento em nuvens ou até mesmo para capturar a via láctea. O disparador possibilita que você coloque a câmera na posição BULB e você escolhe o tempo que o diafragma fica aberto. A maioria das câmeras permite apenas que o obturador fique aberto por 30 segundos, mas na posição BULB você pode fazer com que ele permaneça aberto por mais tempo (Ex.: 1 minuto), capturando assim uma riqueza maior de detalhes sem trepidação causada pelo acionamento do disparador.
f/10 - 2s  -  Foto: Roberto Bessa


     Existe vários modelos de disparador e você deve comprar um que irá lhe atender melhor (com fio, sem fio, com timer e etc). Os melhores modelos são os que possuem timer, estes geralmente são com fio, mas lhe dá a oportunidade de programar nele o tempo que o obturador permanecerá aberto e você não vai ter a necessidade de ficar segurando o botão durante esse tempo. Eu optei por um modelo sem fio que me dá a oportunidade de realizar auto retrato, mas a escolha é conforme a sua necessidade e gosto de cada um.
f/13 - 30s  -  Foto: Roberto Bessa


     Para auto retrato o disparador tem que ser do modelo sem fio, este é um pouco mais difícil de encontrar mas existe. Só lembre de comprar um modelo compatível com sua câmera. Geralmente o modelo destinado para Nikon serve para quase todos os modelos, mas não deixe de verificar. Por hoje fico por aqui, até a próxima semana! Um forte abraço à todos!


Acionador sem fio - Foto: Internet


GeraLinks - Agregador de links

Nenhum comentário:

Postar um comentário