sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Equipamentos para fotografia de paisagens

É preciso investir muito para fotografar paisagens?


Eu em ação rsrsrs - Foto: Sr. Roberto
     A dúvida mais frequente que vejo em redes sociais e pela internet de maneira geral é sobre equipamentos para começar à fotografar paisagens. Primeiramente preciso esclarecer que fotografar paisagem, natureza, animais não é fácil, e por várias vezes você terá que se deslocar para locais remotos, à pé, sofrer intempéries e muito mais só para trazer algumas fotos. Pode parecer estranhos, mas por causa disso, você não deve se "apegar" ao seu equipamento. 
     Pra começo, você não precisa investir bastante para ter um bom resultado, uma câmera DSLR boa ou uma Mirrorless boa vai te atender bem. Quanto à lente, não se preocupe com lentes claras, você não vai usar. As lentes de kits já vão satisfazer você. Um bom conjunto de filtros e um disparador remoto são acessórios que podem facilitar sua vida, mas você consegue se virar bem sem eles. Vou descrever um pouco sobre os equipamentos que eu uso:

Tripé:

     Tripé é essencial para fotografias de longa exposição (fotos da via láctea, lua, efeitos de véu de noiva e etc). A questão do tripé é que os mais baratos são pesados e os mais leves são muito caros, então você terá que encontrar um meio termo que caiba no seu bolso e não pese nas costas. O meu é um de alumínio, não é pesado porém é grande, agora estou substituindo por um menor.
Tripé e câmera se preparando para uma panorâmica
Foto: Roberto Bessa

Câmera:

     A câmera é o item que mais você terá que lidar, então antes de comprar pegue na mão, veja se os comandos estão em uma posição que agrade para que sinta conforto com ela. Tente procurar comprar um blindada, se não der, uma DSLR de entrada vai servir porém você terá que tomar mais cuidados e também cuidar da limpeza mais frequentemente. Eu uso uma Nikon D-7000, é blindada, porém pesa um pouco mais do que uma D-5500 por exemplo. 
Nikon D-7000 - Foto: Roberto Bessa

Lente/Lentes:

     Lente é uma coisa que vai variar conforme o assunto que você pretende retratar. No meu caso uso 3 tipos de lentes diferentes, a que mais uso é a do kit (18-105mm 3.5/5.6) e é a que supre legal minha necessidade. Como fotografo mais paisagens (montanha, mata, rios, lagos e zonas rurais) ela me dá suporte pra isso, e não sinto necessidade de uma abertura maior pois a maior parte das vezes uso a abertura em f/8. Também uso uma 70-300mm 4-5.6, essa eu so somente quando quero fotografar animais de uma certa distância ou fazer algum detalhe, ou seja, uso pouco. E a minha terceira lente é uma 50mm 2.8 que praticamente não uso, somente quando quero "isolar" um assunto desfocando o fundo. Brevemente vou trocar essa lente por uma 35mm que vai facilitar mais meu trabalho.
18-105mm / 50mm / 70-300mm - Foto: Roberto Bessa

Acessórios: 

     Como acessórios carrego sempre um kit com filtros para facilitar alguns efeitos ou realçar algum detalhe (quanto menos photoshop menos tempo eu perco editando), os filtros mais usados por mim são os de densidade neutra (4 / 8), os graduais laranja e vermelho e raramente o FLD. Já o disparador remoto sempre uso quando preciso que a câmera dispare do tripé para longas exposições, porém posso usar também o timer da câmera (como fiz antes de comprar o disparador). Esses acessórios não são essenciais, mas ajuda bastante e não custam caros.
Filtros e disparador remoto - Foto: Roberto Bessa

     Vale ressaltar que o tripé é indispensável para diversas ocasiões, então para começar, você precisará de um e uma câmera legal, o restante pode ir comprando aos poucos. Não se esqueça de comprar uma bolsa acolchoada para carregar sua câmera na mochila. Lembre-se sempre, um bom fotógrafo entende de fotografia, um ótimo fotografo entende geografia, astrologia, história, e muito mais! Pense nisso e boas fotos!

Foto da estradinha em Marco da Costa - Miguel Pereira RJ
Foto: Roberto Bessa

GeraLinks - Agregador de links

Nenhum comentário:

Postar um comentário