segunda-feira, 12 de março de 2018

Destacando um assunto

Destacar um assunto em suas fotos pode parecer mais difícil do que é:

Destacando uma flor - Foto: Roberto Bessa

     Fazer suas fotos destacarem um assunto é mais simples do que você pensa e existem várias formas de fazer isso, então vamos conhecer elas! Quero ressaltar aqui que as regras de composição devem ser mantidas e respeitadas, isso é muito importante para destacar um assunto.
Destaque para o prédio colorido - Foto: Roberto Bessa

     A melhor maneira de destacar seu assunto é desfocando o fundo e tudo o que você não quer chamar a atenção. Desfoque é simples, basta usar uma lente com uma boa abertura (1.8 seria o ideal). Coloque a abertura máxima que sua lente permitir e foque no assunto, assim suas fotos vão se destacar como os exemplos abaixo:
Repare o desfoque atrás da modelo, a imagem destaca ela e o
filtro dos sonhos (abertura 5.6) - Foto: Roberto Bessa

     Outra forma de chamar a atenção é "isolar" o assunto em primeiro plano mesmo não desfocando os outros planos. Como fazer isso? Você pode pegar uma paisagem "limpa" onde algum objeto esteja sozinho como no exemplo abaixo. Na verdade a foto vai estar praticamente pronta, você só precisa se posicionar para que o assunto em destaque fique dentro das regras de composição.
Mesmo sendo verde sobre verde a árvore se destaca por estar
isolada - Foto: Roberto Bessa

     Contraste de cores também é uma maneira de chamar a atenção para algum assunto, um exemplo seria uma porta azul em uma parede amarela por exemplo, ou uma flor de coloração avermelhada em contraste com o céu azul. Esse tipo de destaque é bem mais difícil de conseguir porque depende muito mais do cenário do que do fotógrafo propriamente dito.
Contraste das flores com o céu - Foto: Roberto Bessa

     Bom essas são apenas umas sugestões para destacar suas fotos, se você tem uma outra técnica compartilha conosco. Espero que tenha gostado e espero você na próxima!

Curso de fotografia com Roberto Bessa & Thais Teves
Info: (24) 9 8124-2079 / (24) 9 8846-0253

Nenhum comentário:

Postar um comentário