terça-feira, 7 de novembro de 2017

Comercializar suas fotos

A maior dúvida de quem trabalha com fotos de natureza, como vender minhas fotos?

Premiações
     Comercializar fotografias de natureza, paisagem ou animais é algo fácil? Essa é a pergunta que me fazem sempre quando digo que sou fotógrafo de paisagem, minha resposta é um simples e redondo: NÃO! Pois é, realmente não é fácil, mas não é impossível, tudo vai depender da sua técnica como fotógrafo, e também de um pouco de auto-marketing. 

     A forma de comércio mais acessível a todos os fotógrafos são os sites de Stock de fotos, mas vale lembrar que esses sites muitas vezes são criteriosos para permitirem que suas primeiras postagens sejam aceitas. Tem que insistir realmente, comigo aconteceu de rejeitarem várias vezes uma fotografia que eu queria muito vender, porém de tanto insistir, ela foi aprovada por algum motivo (ainda bem). Nesses sites, (deixei uma lista com os principais no final da matéria) você posta umas fotos e conforme a quantidade de vezes que ela é baixada ou comprada, você ganha um valor (não muito alto), se ela for muito vendida (por exemplo para uma tiragem de revista) você recebe um valor razoável pela fotografia. Ex.: 
Foto: Roberto Bessa

     Uma plataforma que particularmente gosto bastante são os sites de "concursos e stock", eles funcionam da seguinte forma: você posta a foto, ela entra em um determinado "desafio", nele você ganha premiações nas fotos, e elas também são postas à venda em forma de "fine-art" ou seja, ela já é vendida impressa pelo próprio site. Ex.: Pixoto, Olhares, GuruShots
Foto: Roberto Bessa

     Outra forma de vender seu trabalho é através de projetos fotográficos. Essa é a maneira mais rendosa para o fotógrafo e funciona assim: você monta um projeto, e tenta vender para revistas, jornais ou sites, os projetos devem conter todos os gastos e geralmente o fotógrafo só vê o dinheiro do projeto após concluir ele.

Foto: Roberto Bessa
     Trabalhar de Freelancer para revistas e grandes mídias também é outra forma, porém mais complexa de conseguir porque a maioria das mídias já possuem um quadro de fotógrafos fixos ou de freelancer que já tenham realizado algum trabalho para elas. 
     
     A verdade é que trabalhar com fotografia de natureza e paisagem, é que você vai investir seu dinheiro primeiro e ganhar depois. Literalmente você vai pagar pra trabalhar, mas terá esse retorno futuramente. Se você me perguntar: Vale a pena? Minha resposta será um grande SIM! Nada paga a satisfação que eu tenho de fazer o que amo! Espero ter ajudado, um forte abraço e até a próxima!

Sites de Stock mais conhecidos:
AdobeStock
ShutterStock
IStock
Depositfotos
StockPhotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário