segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Fotos DR e HDR

O que é uma foto DR e uma foto HDR? Aprenda para fazer de maneira correta e sem exageros!

Hotel Quitandinha em HDR - Foto: Roberto Bessa

     Os formatos DR e HDR estão presentes na fotografia e a gente nem se dá conta pois o significado, a essência do HDR vem se confundindo com outras coisas. Primeiramente, DR são as siglas de Dynamic Range e HDR High Dynamic Range. Mas o que isso significa? 

     Essas siglas significam no bom português "alcance dinâmico" e "grande alcance dinâmico" (DR e HDR respectivamente). As fotografias JPG e/ou JPEG geralmente tem uma faixa de 8-bit por canal de faixa de profundidade de cor, o HDR tem o objetivo de alargar essa faixa de tonalidades, ou seja, tem a função de reconhecer mais tonalidades, criando uma imagem mais próxima da imagem real. 
Mesma foto lá de cima com fotômetro +2 pontos de luminosidade
Foto: Roberto Bessa

     Repare que você observa uma cena, fotometra certinho sua câmera e quando chega em casa ou ficou mais escura do que você viu ou mais clara do que estava. Ou pior ainda, a foto fica com áreas muito escuras e outras muito claras, as vezes com alguns programas até dá para salvar a foto mas geralmente não é isso que acontece.
3 fotos bases para formar o HDR do topo - Foto: Roberto Bessa

     Então como criar uma imagem HDR e ficar próxima da realidade? Existem algumas maneiras, basicamente uso 2 formas que acho mais simples. A base para um HDR bem feito é você bater várias fotos de um mesmo assunto com regulagens diferentes partindo do ponto negativo até o positivo, mas para isso você precisará de um tripé pois todas as fotografias vão ter que ficar na mesma posição. 
Foto 1 - + 2 pontos a partir do 0 - Foto: Roberto Bessa

Foto 2 - 0 pontos a partir do 0 - Foto: Roberto Bessa
  
Foto 1 - -2 pontos a partir do 0 - Foto: Roberto Bessa

     Com as fotografias prontas (aconselho no mínimo 3 para um efeito melhor), você pode abrir essas fotos no photoshop usando a ferramenta "mesclar para HDR pro" que fica no menu arquivo, automatizar. A partir daí você escolhe a sequencia de fotos que você tirou e o programa mescla até formar um arquivo HDR. Não pense que é fácil assim, você ainda terá que fazer uns ajustes até que a foto fique de acordo.
Photoshop e ferramenta para criar HDR

     Outra forma é fazer manualmente isso, basta criar uma camada com a foto base e inserir as outras por cima, ai você vai retirando o que você não quer de cada camada, até chegar onde você quer. Uma outra forma mais simples de fazer isso é você fotometrar de acordo que as partes mais claras da fotografia fiquem bem próximas da imagem que você está vendo e corrigir no lightroon, mas para isso você deve bater a foto em arquivo RAW, que já tem uma faixa mais ampla do que o arquivo JPG além de permitir umas regulagens mais detalhadas.
Foto pronta e cortada para se adequar melhor ao que eu queria
Foto: Roberto Bessa

     Bom pessoal, espero que tenham gostado, qualquer dúvida, deixem aqui nos comentários que sempre respondo ok. Por essa semana é só, mas na próxima semana trago mais alguma novidade para vocês! Obrigado e até mais! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário